Bill Gates, co-fundador da Microsoft, afirmou recentemente que pausar o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) não ajudará a "resolver os desafios" futuros. Essa declaração surge após uma carta aberta, assinada por Elon Musk e mais de mil especialistas em IA, pedir uma pausa urgente no desenvolvimento de sistemas mais avançados do que o GPT-4 da OpenAI, apoiada pela Microsoft.
Em vez de propor uma pausa no desenvolvimento da IA, Gates sugere que devemos nos concentrar em como utilizar melhor os avanços dessa tecnologia e identificar áreas complexas. Ele argumenta que uma pausa no desenvolvimento seria difícil de implementar globalmente e questiona como isso funcionaria na prática.
A carta aberta, que incluiu a assinatura de Steve Wozniak, co-fundador da Apple, solicitava uma avaliação dos potenciais riscos e benefícios da IA para a sociedade. No entanto, Gates expressou ceticismo em relação a essa proposta, afirmando que pedir a um único grupo para pausar o desenvolvimento não resolveria os desafios enfrentados.
Embora atualmente esteja focado na Fundação Bill e Melinda Gates, Bill Gates tem sido um defensor entusiasta da IA, descrevendo-a como revolucionária como a Internet ou telefones celulares. Em um blog intitulado "A Era da IA começou", publicado um dia antes da carta aberta, ele defendeu o uso da IA para ajudar a reduzir algumas das piores desigualdades do mundo.
Gates também mencionou que os detalhes de qualquer pausa no desenvolvimento da IA seriam complicados de aplicar, questionando quem poderia parar e se todos os países do mundo concordariam em fazê-lo. A discussão sobre os desafios da IA continua atraindo opiniões divergentes, e a proposta de uma pausa no desenvolvimento é apenas uma das muitas ideias sendo debatidas.
As informações são da Reuters.