NeXTIME Logo

Twitter abre parte do seu código fonte, incluindo algoritmo de recomendação

Avatar of Pedro Duarte

Pedro Duarte

CEO

4/3/2023

  • twitter
  • algoritmo
  • recomendação
  • código fonte
  • transparência

O Twitter revela parte de seu código-fonte, incluindo seu algoritmo de recomendação

O CEO do Twitter, Elon Musk, cumpriu sua promessa de tornar parte do código-fonte da plataforma acessível ao público, incluindo o algoritmo que é utilizado para recomendar tweets na linha do tempo dos usuários.

Através do GitHub, o Twitter publicou dois repositórios contendo códigos para muitas das partes que fazem a rede social funcionar, incluindo o mecanismo que controla os tweets que os usuários veem na seção "Para você". Em um post em seu blog, o Twitter caracterizou o movimento como um "primeiro passo para ser mais transparente" ao mesmo tempo que "[previne] riscos" para o próprio Twitter e as pessoas na plataforma.

Em uma sessão no Twitter Spaces, Musk esclareceu: "Nosso lançamento inicial do chamado algoritmo será bastante constrangedor, e as pessoas encontrarão muitos erros, mas os corrigiremos rapidamente", disse ele. "Mesmo que você não concorde com algo, pelo menos saberá por que está lá e que não está sendo manipulado secretamente. O exemplo que buscamos aqui é o Linux como um sistema operacional de código aberto. Em teoria, pode-se descobrir muitas vulnerabilidades no Linux. Na prática, o que acontece é que a comunidade identifica e corrige essas vulnerabilidades".

Em relação ao risco, os lançamentos de código aberto não incluem o código que alimenta as recomendações de anúncios do Twitter ou os dados usados para treinar o algoritmo de recomendação do Twitter. Além disso, eles incluem poucas instruções sobre como inspecionar ou realmente usar o código, reforçando a ideia de que os lançamentos são estritamente focados no desenvolvedor.

"Excluímos qualquer código que comprometa a segurança e a privacidade dos usuários ou a capacidade de proteger nossa plataforma de agentes mal-intencionados, incluindo minar nossos esforços para combater a exploração e a manipulação sexual de crianças", escreveu o Twitter. É uma mensagem um pouco contraditória, vindo apenas algumas semanas depois que o Twitter demitiu grande parte de sua equipe de AI ética e confiança e segurança, que era responsável pela moderação de conteúdo, entre outras tarefas relacionadas à segurança do usuário. Mas a empresa insiste que "tomou medidas para garantir que a segurança e a privacidade do usuário fossem protegidas" com o lançamento de código de hoje.

O Twitter diz que está trabalhando em ferramentas para gerenciar sugestões de código da comunidade e sincronizar alterações em seu repositório interno. Presumivelmente, essas ferramentas estarão disponíveis em uma data futura - não há sinal delas no momento.

"Vamos procurar sugestões, não apenas para erros, mas também para saber como o algoritmo deve funcionar", disse Musk na sessão do Spaces. "Será um processo em evolução. Eu não esperaria que fosse um movimento constante para cima, mas estamos muito abertos a melhorias na experiência do usuário."

À primeira vista, o algoritmo é bastante complexo - mas não surpreendentemente de um ponto de vista técnico

As informações são do site TechCrunch.